3 Atributos Para Uma Comunicação Ministerial Mais Humana

Quais são os 3 atributos para uma comunicação mais humana para igrejas? Cada vez mais vemos a necessidade das igrejas se comunicarem, assim como marcas de produtos e serviços, de maneira mais humana com o seu público e com a comunidade onde está inserida. Estamos em uma era em que as pessoas estão mais resistentes a comunicações banais e robotizadas, discursos construídos a partir de receitas de bolo que não passam nenhuma emoção, não demonstram empatia e não conseguem reter a atenção do público.

Envolver o leitor ou ouvinte em uma narrativa poderosa capaz de provocar suas emoções e influenciar suas ações exige muito esforço, prática e a aplicação de certos valores cruciais que tornam a mensagem da marca (a sua igreja) mais humana e amigável para quem está sendo impactado por ela. Neste post eu vou destacar 3 atributos para uma comunicação mais humana para igrejas nas plataformas tradicionais e principalmente nas digitais. Eles são mencionados pelo teórico Philip Kotler em seu livro Marketing 4.0 – Do Tradicional ao Digital, publicado no Brasil pela editora Sextante.

1 – FISICALIDADE

De acordo com Kotler, “uma pessoa que é vista como fisicamente atraente costuma exercer forte influência sobre as demais. Assim, as marcas que pretendem ter influência sobre seus clientes devem ter atrativos físicos que as tornem únicas, embora não perfeitas”. O que Kotler diz neste trecho de seu livro é que a comunicação da marca (no nosso caso igreja) deve ser visualmente atrativa e harmônica. Investir numa boa identidade visual (logotipo, cores e tipografia – o tipo de letra usada nos textos) pode influenciar positivamente a pessoa que tem um primeiro contato com a sua marca, seja ele online, presencial ou por meio de algum impresso distribuído durante evangelismos ou eventos.

2 – EMOCIONALIDADE

Ainda de acordo com Kotler, marcas que evocam emoções podem induzir ações favoráveis. Elas se conectam com a sua audiência em um nível emocional com mensagens inspiradoras e usam até mesmo de bom humor para falar sobre temas vistos como chatos ou pesados.

Conhecendo bem o público que frequenta a sua igreja e os hábitos e costumes da comunidade ao redor é possível construir um discurso que atraia a atenção das pessoas para a mensagem do evangelho por meio de textos, fotos e vídeos impactantes sobre as boas novas da salvação. Compartilhe histórias inspiradoras de pessoas que foram alcançadas pelo amor de Deus, devocionais dinâmicas em forma de vídeo curto e frases de impacto retiradas dos sermões de domingo ou quarta.

3 – MORALIDADE

Assim como cada indivíduo pauta a sua vida num conjunto de valores aprendidos durante a sua existência, as instituições também possuem seus valores que as tornam únicas no mundo. No caso da igreja os valores do Reino de Deus e a ética ensinada pelo Senhor Jesus devem ser os pilares de qualquer estratégia de comunicação e marketing para o crescimento do Corpo de Cristo. É necessário ser firme nos seus princípios e ter discernimento de reconhecer o que é certo e errado e, principalmente, firmeza na hora de se posicionar de acordo com os valores do Reino em qualquer situação que possa surgir durante uma ação de marketing e comunicação.

Adotar qualidades humanas para construir um relacionamento sólido com o público da sua igreja (cristãos e não cristãos) requer que estes três atributos apresentados neste artigo estejam presentes no “DNA” da instituição. Vivemos numa era centrada no ser humano e precisamos adotar estratégias inteligentes para levar a palavra de Deus de maneira natural a todos que necessitam ouvir a mensagem do evangelho.

Fique a vontade para comentar, discordar do artigo, contribuir com novos conhecimentos e outras percepções. Vamos construir um diálogo saudável em prol do avanço do evangelho de Jesus.