6 ideias criativas para o Instagram

Instagram para igreja

Usar o Instagram para igreja é uma excelente estratégia para alavancar a comunicação da sua congregação. O Instagram se tornou uma rede social fundamental para uma boa estratégia de marketing digital para todos os segmentos, inclusive a igreja. A rede social já possui mais de 600 milhões de usuários ativos mensalmente no mundo todo e é uma das mais usadas no Brasil. Caso você ainda não esteja familiarizado com o Instagram, ele é uma rede social para compartilhamento de fotos e vídeos de curta duração (1 minuto no máximo) fundada pelos engenheiros de software Kevin Systrom e Mike Krieger. A proposta do Instagram é ser uma rede social visual onde os usuários podem seguir uns aos outros e acompanhar suas atividades (fotos de viagem, momentos com a família, paisagens, idas a restaurantes, etc…). Em 2012 o aplicativo foi comprado pelo Facebook por 1 bilhão de dólares e desde então vem tendo um crescimento excelente entre os usuários de rede social.

Como usar o Instagram para igrejas

O Instagram é uma rede social incrível, é simples, rápido e extremamente visual. O aplicativo oferece a oportunidade de compartilhar a sua história e sua mensagem para o mundo inteiro. Recentemente foi liberado a possibilidade de criar um perfil para negócios onde é possível colocar o seu endereço, telefone de contato e horário de funcionamento. É muito importante que você preencha o perfil completo da sua igreja, colocando o nome todo, endereço e horário das reuniões, além de um link para o site ou página do Facebook.

Tenha em mente que cada rede social tem sua proposta, então evite replicar o conteúdo do Facebook no Instagram e vice versa, crie uma experiência única em cada plataforma.

Veja algumas ideias de conteúdo para o instagram da sua igreja.

1 – Mostre gratidão aos voluntários

2 – Convide as pessoas para participar de eventos

Encontrão das Mulheres. #pibunamar #encontraodasmulheres #vidacomdeus

A post shared by PIB em Unamar (@pibunamar) on

3 – Celebre as datas comemorativas importantes

4 – Citações de versículos da bíblia

5 – Melhores momentos de eventos

Quer saber como foi o 2° Congresso de Dança do Ministério Expressar-Te? Toque na foto e deslize para direita.

A post shared by PIB em Unamar (@pibunamar) on

6 – Mostre os bastidores

He is the ultimate sacrifice.

A post shared by North Point Community Church (@northpointcommunitychurch) on

Os melhores horários para postar

Geralmente os melhores horários para postar são entre 18h e 23h em dias úteis e de 13h às 18h nos finais de semana e feriados. Claro que cada perfil tem suas particularidades, depende muito dos hábitos do seu público de interesse e do objetivo da postagem. Existem aplicativos que te fornecem um panorama geral com os melhores horários para fazer as suas postagens. Um app muito popular é o When to Gram, disponível na PlayStore, o aplicativo verifica os horários em que seus seguidores estão mais ativos e te avisa o melhor momento para postar.

Fique atento a qualidade das imagens que você posta. Lembre-se que o Instagram é visual, então poste imagens bonitas e fotos bem tiradas, peça ajuda a um fotógrafo (caso tiver um na sua igreja) e conte sempre com o apoio de um designer gráfico ou um publicitário para te ajudar a criar as artes da maneira adequada para comunicar a mensagem que você deseja passar.

Tem mais algumas ideias interessantes pra compartilhar? Deixa aí nos comentários e vamos aprender juntos a desenvolver a comunicação nas igrejas.

Até o próximo post.