Brand Persona para Igrejas

Neste post nós vamos aprender um pouco sobre brand persona. Você Já parou para imaginar como a sua igreja seria se ela fosse uma pessoa? Ela seria homem ou mulher? Que tom de voz ela usaria para se comunicar? Quais seriam os seus valores, suas qualidades, seus assuntos de interesse? E suas cores preferidas, já imaginou quais seriam?

Quando falamos sobre brand persona estamos falando sobre a personalidade da sua igreja, da sua marca (já vimos aqui no blog que a sua igreja é uma marca) e quais as impressões que você gostaria de passar na comunicação da sua igreja, isso envolve desde a parte visual com o esquema de cores adotado nos designs da instituição até as palavras que são mais utilizadas em textos, legendas de fotos no Facebook e posts no instagram (chamamos isso de constelação semântica).

Por que é importante desenvolver a Brand Persona?

A Brand Persona é responsável por aproximar a marca do seu público alvo, por meio de uma comunicação mais humanizada gerando reconhecimento entre público e marca através dos valores representados em sua personalidade. Por meio de uma brand persona bem desenvolvida é possível deixar claro para o seu público alvo se a sua instituição tem uma pegada mais jovem ou tradicional e consequentemente aumentar a identificação entre marca e consumidor, o que gera um aumento no engajamento das suas publicações nas redes sociais. Philip Kotler (renomado teórico da área de marketing) defende que o marketing deve ser centrado no ser humano, por isso a importância das marcas humanizarem cada vez mais o seu relacionamento com o público por meio de estratégias que os aproximam e gere uma identificação com a visão, os valores e a missão da instituição.

Como definir a Brand Persona para Igreja

Para tentar achar a personalidade da sua marca (igreja) tente responder as seguintes perguntas:

1 – Você identificaria a sua igreja como um homem ou uma mulher?

2 – Qual idade essa pessoa teria?

3 – Quais os seus interesses e principais traços de personalidade?

4 – Que tipo de linguagem ela(e) usaria? formal, informal, muitas gírias?

5 – Como ela se diferencia de outras instituições religiosas?

Responder essas perguntas vai te ajudar a encontrar a personalidade da sua igreja e criar um pano de fundo sólido para você comunicar a mensagem de Deus de maneira assertiva para o seu público de interesse e alcançar mais vidas para o Reino de Deus.