Planejando a Páscoa

Qual é o significado da Páscoa? Para algumas pessoas essa data tão importante no nosso calendário é apenas um feriado comercial para fomentar a venda de chocolates, para outros, a páscoa é como o natal onde o secular e o sagrado acabam se misturando. A verdade é que a páscoa existe para celebrarmos a vitória de Jesus sobre a morte. A ressurreição do nosso mestre! Jesus, passou por um sofrimento terrível para morrer por nossos pecados e ressuscitou no terceiro dia derrotando a morte.

Na igreja, costumamos celebrar essa data com peças teatrais e louvores que contam a trajetória de Jesus na Via Dolorosa e sua triunfal ressurreição. Como somos bons brasileiros de raiz, acabamos deixando tudo para última hora e só avisamos a nossa congregação e a comunidade sobre os eventos de páscoa uns 3 dias antes. Mas, vamos mudar esta cultura brasileira e vamos nos organizar para tornar a celebração da ressurreição do nosso Jesus inesquecível.

As principais coisas que você precisa saber são:

1 – Como vai ser a programação da Igreja no fim de semana de páscoa

É importante você saber exatamente o que vai acontecer na sua igreja na semana da páscoa com 15 dias de antecedência. Assim você consegue preparar todos os convites, posts para Facebook e cartazes para divulgação do evento no seu bairro. Converse com os pastores, com os líderes de coral, grupo de dança, teatro e etc… para saber exatamente tudo o que vai acontecer ou ajudá-los a planejar o evento.

2 – Use as redes sociais ao seu favor

Agora que você já sabe exatamente o que vai acontecer na programação de páscoa da sua igreja, peça ajuda para os irmãos da comunicação para produzir o layout das peças de divulgação para Facebook, Instagram, cartazes, e quem sabe até um vídeo no YouTube. Nessas horas é bom deixar a imaginação fluir.

3 – Atualize o site

Muitas igrejas possuem sites que ficam no ar desatualizados, atualize os banners rotativos do site com a programação de páscoa, com uma foto do pregador e talvez até o título da mensagem que será ministrada na noite de domingo e um breve release (uma nota de divulgação) sobre tudo o que vai acontecer no fim de semana de páscoa. Tente começar o texto respondendo as perguntas o que? quando? onde? e por que?

4 – Esteja pronto

Faça a publicação de todas as peças de divulgação com pelo menos 10 dias de antecedência e sempre poste conteúdos que tenham a ver com o tema até o dia do evento. Peça a ajuda dos pastores para produzir artigos sobre a páscoa, devocionais, etc… Uma boa estratégia é usar a função “linha de transmissão” do WhatsApp para enviar convites para todos os seus contatos, não esquecer de adicionar o link do site (se tiver) ou da página do Facebook da igreja na mensagem para as pessoas poderem acessar mais informações.

Nossa missão na Terra é impactar vidas para o Reino de Jesus, e assim como João Batista comunicou a vinda Daquele de quem ele não era digno de desamarrar as sandálias dos pés (João 1:27), nós temos a missão de tornar a mensagem de Deus acessível e clara para que todos tenham a oportunidade de ouvir as boas novas do evangelho.

Espero que essas dicas simples tenham ajudado. Envie esse post para um amigo que trabalhe com comunicação na igreja, pro seu pastor, líder etc… Nos ajude a divulgar o blog.

Um grande abraço.

P.S. Eu sei que você estranhou as orelhas de coelho ilustrando esse post. Fique tranquilo, é apenas uma imagem lúdica para ilustração. Sabemos o real significado da páscoa.